Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Poder Legislativo do Município de Santa cruz do Sul

Projeto de Decreto Legislativo Nº 07/2018

Dados do Documento

  1. Data do Documento
    08/05/2018
  2. Ementa
    Concede o Título de Cidadão Santa-cruzense ao Sr. Roberto Jeferson Gross
  3. Situação
    Aprovado por unanimidade
Desejo acompanhar o andamento em meu e-mail
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 07/2018, DE 8 DE MAIO DE 2018.
 
Concede o Título de Cidadão Santa-cruzense ao Sr. Roberto Jeferson Gross.
 
Art. 1º Fica oficializado o Título de Cidadão Santa-cruzense ao Sr. Roberto Jeferson Gross.  
 
Art. 2º  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
 
 
Santa Cruz do Sul, 8 de maio de 2018.
 
                                                                                                                          
ANDRÉ FRANCISCO SCHEIBLER                                                                                       
Vereador – SD
 
                                                
JUSTIFICATIVA 
                                               
Senhor Presidente,
                                              
Senhores Vereadores e Senhoras Vereadoras:
           
Estamos encaminhando o Projeto Decreto Legislativo nº  07/2018, para ser analisado e votado pelos nobres colegas Vereadores e Vereadoras, cuja matéria tem o objetivo de conceder o Título de Cidadão Santa-cruzense ao Sr. Roberto Jeferson Gross.         
 
Segue o currículo do homenageado, entregue a este Vereador, para que conste na justificativa do presente Projeto de Decreto Legislativo.
 
O Sr. Roberto nasceu na cidade de Giruá, RS. Residiu em Santa Rosa, RS, até 1995, quando ingressou por concurso público na Justiça Federal de Porto Alegre. Em 1998, por transferência, fixou domicílio em Santa Cruz do Sul.
 
Casado com Mariluz Dudar, também servidora da Justiça Federal, tem dois filhos (Carlos e Caroline) e está com 49 anos.
 
Lotado na 1ª Vara Federal, esteve Diretor de Secretaria da Justiça Federal nas cidades de Caçador, SC; Florianópolis, SC; Cachoeira do Sul, RS; e Lajeado,  RS.
 
Defende o princípio de que está à disposição da comunidade para servi-la plenamente, de forma voluntária, sem contrapartidas e recompensas. Pela cidade de Santa Cruz do Sul nutre fortes sentimentos de afeto e admiração, integrando-se aos seus hábitos e costumes, através de eventos e ambientes sociais. Participa da coordenação de entidades sem fins lucrativos, mantendo um laço de relacionamento intergrupal com todos na cidade.
 
Seu lema é servir à comunidade e não servir-se dela.
 
Por essas razões, exerce atividades voluntárias de cunho cultural, social, esportivo, educacional e assistencial no Centro Cultural 25 de Julho, Eisstocksport, Futebol Clube Santa Cruz, Sociedade Amigos do Blaue Montag, Sociedade Ginástica Sauna – Imigrantes, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB – Comunidade Centro, Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor - COPAME, Grupo de Apoio à Brigada Militar - GABM, Associação dos Cervejeiros e Cervejarias de Santa Cruz do Sul – ACERSC, e Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul - ACI.
 
Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor – COPAME: organização assistencial que tem por missão o acolhimento de crianças em vulnerabilidade social, e desde a sua fundação (1984) foram mais de 2.250 crianças. Com um quadro de 51 colaboradores, tem capacidade para guarda e proteção de 45 crianças.
É o seu atual presidente: gestão 2018 a 2020.
Estava presidente na gestão 2012-2014 e vice-presidente na gestão 2014 a 2018.
 
Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB: comunidade cristã com 1.112 membros. Destaque recente foi a comemoração, em 2017, dos 500 anos da reforma luterana de Martim Lutero.
É o atual presidente da gestão 2017 a 2019 e integra o presbitério nas gestões anteriores desde 2014. 
 
Associação dos Cervejeiros e Cervejarias de Santa Cruz do Sul - ACERSC: associado fundador, a entidade com seus 76 associados cervejeiros e 06 cervejarias e tem por objetivo a realização de eventos, divulgação e cursos relacionados à cerveja artesanal.
Atual vice-presidente da gestão 2017 a 2019.
 
Grupo de Apoio à Brigada Militar – GABM: que tem por objetivo promover o relacionamento da sociedade com a entidade para assegurar a interação e segurança entre os munícipes de Santa Cruz do Sul.
É o atual vice-presidente da gestão 2016 a 2018. Está presente nas diretorias das gestões anteriores de  2012 a 2016.
 
Centro Cultural 25 de Julho: entidade cultural que congrega as tradições germânicas com danças, músicas, aprendizado da língua, cultuando os trajes e comidas típicas, conta com 250 associados. 
É o atual Presidente do Conselho Deliberativo da gestão 2017-2019 e esteve presente na diretoria das gestões anteriores.
  
Futebol Clube Santa Cruz: também conhecido como Galo, fundado em 1913, é um dos clubes mais antigos do Brasil em atividade.
Atual Vice-Presidente Social e conselheiro, e esteve presente nas diretoriais das gestões anteriores desde 2012.
 
Blaue Montag: fundado em 1954, é um clube social em atividade e tem por peculiaridade os encontros semanais serem sempre às segundas-feiras.
Estava presidente na gestão 2015-2017 e vice-presidente nas gestões de 2011 a 2015.
 
Eisstocksport: modalidade esportiva, de origem germânica, atleta fundador, já participou de competições nacionais e internacionais.
 
Também esteve presente na organização da OKTOBERFEST (vice-presidente em 2012) e integrava a equipe Associação de Pais e Mestres - APM do Colégio Mauá (vice-presidente).
   
Recomenda que as pessoas escolham uma entidade pela qual tenham afinidade, integrando-se a ela, envolvendo-se, fazendo o seu melhor, pois, só assim, teremos uma sociedade justa e fraterna.
 
Em Santa Cruz do Sul, recebeu os seguintes prêmios:
  1. Comenda Rotária do Rotary Clube Santa Cruz;
  2. Destaque cidadão emérito do Rotary Santa Cruz Oeste;
  3. Comenda honrosa recebida da Brigada Militar (CRVP); e
  4. Destaque Comunitário no 2º Prêmio Líderes e Vencedores ACI e Câmara Municipal de Vereadores.        
Este vasto currículo do Sr. Roberto demonstra a sua exemplar formação  profissional e, sobretudo, humana, o que certamente foi e é o  indestrutível alicerce de sua exitosa vida. ´
 
O homenageado teve significativa participação em ações que promoveram o crescimento e desenvolvimento do Município de Santa Cruz do Sul, notadamente junto a entidades humanitárias. Por isso, nada mais justo do que a comunidade santa-cruzense, por intermédio do Poder Legislativo, reconhecer a importância dos trabalhos realizados pelo Sr. Roberto Jeferson Gross.
 
Solicitamos, portanto, que os nobres edis deste colendo Poder Legislativo aprovem o presente Projeto de Decreto Legislativo.
                  
Santa Cruz do Sul, 8 de maio de 2018.
 
 
ANDRÉ FRANCISCO SCHEIBLER                                                                                    
Vereador - SD