Câmara Municipal de Santa Cruz do Sul

1. Data do Protocolo
    14/07/2016
  2. Ementa
    Concede o Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Adilson da Silva.
  3. Situação
    Aprovado por unanimidade
Desejo acompanhar o andamento em meu e-mail
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 10/2016, DE 14 DE JULHO DE 2016

Art. 1° Fica oficializado o Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Adilson da Silva.

Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Senhor Presidente;
Senhores (as) Vereadores (as):

Estamos ingressando, nesta Casa Legislativa, com o Projeto de Decreto Legislativo nº 10/2016, de 14 de julho de 2016, pelo qual propomos a concessão do Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul ao Sr. Adilson da Silva.

Antes de falarmos sobre a inegável talentosa trajetória esportiva, não podemos deixar de destacar a grande trajetória pessoal, de crescimento e desenvolvimento do nosso homenageado conterrâneo.

De origem humilde, Adilson deu suas primeiras tacadas com galhos de árvores improvisados, justamente na época em que era caddie (ajudante de jogadores de golfe, auxiliando estes no carregamento dos seus tacos) junto ao Country Club de Santa Cruz do Sul.

No ano de 1990, quando contava com apenas 18 anos de idade, Adilson conheceu um Zimbabuense chamado Andy, para quem trabalhou como caddie naquela época e de quem recebeu sua primeira bolsa com 14 tacos.

Adilson se recorda que não sabia o que fazer com aquela grande quantidade de tacos, porém aquele presente fora um grande incentivo para novas descobertas e para iniciar o desenvolvimento de suas habilidades esportivas com o golpe.

Porém, foi no ano de 1991 que a vida de Adilson realmente deu uma reviravolta e surgiu uma grande oportunidade - que anos depois traria ele de volta a Santa Cruz do Sul, com uma vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016, representando o Brasil no golfe -, ao passo que recebeu um convite do mesmo Zimbabuense, Andy, para ir morar no Zimbábue e se aperfeiçoar no golfe, o que foi aceito, inclusive tendo recebido apoio de seus pais.

No Zimbábue, Adilson teve sua primeira aula com o Tim Price, irmão de Nick Price (ex-número um do mundo no golpe). Nosso homenageado se dividia entre um trabalho no clube local e os intensos treinos.

Logo no início de sua vida no Zimbábue, Adilson morou alguns anos com Andy antes de ganhar vida própria. Virou profissional em 1994 e venceu seu primeiro torneio em 1997, quando já morava na África do Sul. Na sua carreira, teve a chance de participar de torneios do PGA, atuando no The Open em três temporadas (2000, 2007 e 2012).

Agora, aos 44 anos, Adilson se estabilizou na África, e se casou com Althia, do Zimbábue, filha de britânicos, e tem um filho, Marcelo, de dois anos de idade.

E o sucesso obtido na vida pessoal, advém da belíssima trajetória esportiva que nosso homenageado Adilson passou, por todas as suas vitórias, os torneiros realizados, os títulos conquistados, resultados de muito suor, lutas, abdicações e intensos treinos.

A experiência de 21 temporadas como profissional, incluindo incursões em torneios do PGA, a elite da modalidade, fez com que a confiança daquele jovem o fizesse acreditar nos sonhos.

Adilson disputa torneiros do Sunshine Tour, o circuito profissional sul-africano, do European Tour, o circuito europeu, e do Asian Tour, o circuito asiático. No ano passado, fez parte do Time Brasil ao jogar na estreia do golfe nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, onde foi o 8º colocado.

E agora, Adilson foi confirmado pela Confederação Brasileira de Golfe (CBG) como o representante do país nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Depois de 112 anos de ausência, o golfe está de volta ao programa Olímpico, e cada torneio – feminino e masculino – terá 60 participantes, sendo um deles composto pelo Santa-Cruzense.

Segundo o ranking divulgado pela Federação Internacional de Golfe (IGF na sigla em inglês), o gaúcho Adilson da Silva aparece em 51º lugar no masculino.

Com a grandiosa classificação do Santa-Cruzense para os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Country Club Santa Cruz homenageia o seu ilustre atleta com um torneio aberto que levará o seu nome, que ocorrerá no dia 03 de agosto, nos gramados de Santa Cruz do Sul, e que contará com a presença do golfista homenageado.

Por isso, nada mais justo do que a comunidade de Santa Cruz do Sul, por intermédio do Poder Legislativo, reconhecer a importância do trabalho realizado e dos feitos obtidos pelo Sr. Adilson da Silva, levando o nome de nossa Cidade para todos os cantos do mundo e, por este motivo, concedendo-lhe o Título de Cidadão Honorário de Santa Cruz do Sul.

Solicitamos, portanto, que os nobres edis deste colendo Poder Legislativo aprovem o presente Projeto de Decreto Legislativo.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 10/2016, DE 14 DE JULHO DE 2016

Art. 2° Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Senhor Presidente;
Senhores (as) Vereadores (as):