Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

1. Data do Documento
    08/11/2017
  2. Ementa
    Concede o Título de Cidadã Santa-cruzense à Sra. Carmen Lúcia de Lima Helfer.
  3. Situação
    Aprovado por unanimidade
Desejo acompanhar o andamento em meu e-mail
PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 10/2017, DE 8 DE NOVEMBRO DE  2017.

Concede o Título de Cidadã Santa-cruzense a Sra. Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Art. 1º Fica oficializado o Título de Cidadã Santa-cruzense à Sra. Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Art. 2º  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Santa Cruz do Sul, 8 de novembro de 2017.

FRANCISCO CARLOS SMIDT
Vereador - PTB

JUSTIFICATIVA
Senhor Presidente,
Senhores(as) Vereadores(as):

O presente Projeto de Decreto Legislativo visa conceder o título de Cidadã Santa-cruzense à Sra. Carmen Lúcia de Lima Helfer, tendo em vista os seus relevantes serviços prestados à comunidade Santa-cruzense.

A professora Carmen Lúcia de Lima Helfer nasceu no município de Rio Pardo, RS, sendo filha de José Ermindo Helfer e de Iracema de Lima Helfer.

Reside em Santa Cruz do Sul desde 1983, ou seja, há 34 anos. Durante este período, desenvolveu e desenvolve um grandioso trabalho na área educacional, especialmente junto à Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC.

A seguir, constam dados de sua formação relacionados à educação:
- Licenciatura em Formação Pedagógica pelo Centro Universitário dos Vales – Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES;
- Graduação em Direito, pelas Faculdades Integradas  de Santa Cruz do Sul – FISC, hoje UNISC;
- Especialização em currículo, pela UNISC, e gestão universitária pelo Instituto de Gestão e Liderança Universitária – IGLU; e
- Mestrado em Educação, pela Pontifícia  Universidade Católica  do Rio Grande do Sul - PUC-RS

Citaremos, a seguir, dados referentes à sua atuação profissional:
- Professora da Escola Educar-se, de 1984 a 1989;
- Professora Universitária  na área de Formação de Professores  e Gestão da Educação Superior;
- Professora Adjunta do Departamento de Educação  da UNISC;
- Exerceu os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Relações Comunitárias, de 2006 a 2013, na UNISC;
- Eleita Reitora da UNISC para o período de 2013 a 2017; e
- Presidente da Associação Pró-Ensino de Santa Cruz do Sul – APESC, para o período de 2014 a 2018, sendo a APESC a entidade mantenedora  da UNISC, do Hospital Santa Cruz, da Escola Educar-se e do Centro de Educação Profissional da UNISC - CPRU.

Pelo acima exposto, está muito claro o grande vínculo da Professora Carmen Lúcia de Lima Helfer com o nosso Município, não só em termos temporais, mas especialmente pela sua sempre presente e ativa participação junto à APESC,  alcançando gradativamente funções de relevância, culminando com a Reitoria da Instituição.

Afora os destacados aspectos  profissionais, torna-se indispensável  enaltecer os ricos valores pessoais da nossa homenageada, baseadas no senso ético, humanístico e de justiça, obtendo por isto o respeito e a admiração das pessoas que possuem o privilégio de com ela conviver.

Por isso, nada mais justo do que a comunidade de Santa Cruz do Sul, por intermédio do Poder Legislativo, reconhecer a importância dos trabalhos realizados pela Professora e Reitora da UNISC, Sra. Carmen Lúcia de Lima Helfer que, além de sua atividade profissional ligada à educação, exerce outras atividades e ações comunitárias, pelas quais fica evidenciada a sua participação na evolução e aperfeiçoamento da vida da comunidade santa-cruzense. Além disso, é imprescindível destacar que a homenageada tem participação direta no crescimento e desenvolvimento do Município de Santa Cruz do Sul.

Assim, é motivo de júbilo, orgulho e justiça o encaminhamento da presente proposição na convicção do acolhimento da mesma pelos colegas Vereadores.

Santa Cruz do Sul, 8 de novembro de 2017.

FRANCISCO CARLOS SMIDT
VEREADOR- PTB