Bruna Molz faz indicação para inclusão de prevenção à Leishmaniose Visceral

Outras 12/09/2018

A vereadora Bruna Molz, do PTB, ingressou com indicação na Câmara de Vereadores para que o município inclua as atividades de prevenção no Comitê Municipal de Combate à Dengue, Chikungunya e Zika. O mesmo foi criado a poucos dias pelo Município, sendo que será responsável por acompanhar e avaliar ações realizadas contra o mosquito Aedes aegypti no município, como prevenção, promoção e controle e as reuniões do comitê serão mensais.

Bruna destaca que também compete a Vigilância Sanitária fazer ações com prevenção e controle da leishmaniose visceral. A doença infecciosa é transmitida aos cães e ao homem pela picada de inseto Flebótomo – conhecido popularmente por mosquito-palha, birigui, cangalhinha, asa branca, asa dura e palhinha. A leishmaniose visceral pode ser fatal para cães, crianças e idosos. Segundo Bruna Molz, existem milhares de casos de leishmaniose positivos em cães em Santa Cruz do Sul, e por isso é de suma importância que o assunto seja incluído no comitê, e sejam estudadas ações concretas de controle a doença.

Outro ponto importante, segundo a vereadora, é o registro de casos recentes em Porto Alegre. “Foram registradas quatro mortes por leishmaniose visceral, e não queremos que o mesmo aconteça aqui em Santa Cruz do Sul, onde existe foco do mosquito contaminado em todas as áreas do munícipio”, observou.