Câmara recebe terreno para erguer prédio definitivo

Outras 20/04/2018
Fotos: Jacson Miguel Stülp Jornalista - MTB 9296 - Assessor de imprensa | Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul Texto: Jacson Miguel Stülp Jornalista - MTB 9296 - Assessor de imprensa | Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Uma solenidade no Palacinho Municipal na manhã desta sexta-feira, dia 20, marcou a assinatura do protocolo de intenções entre o município, Câmara de Vereadores e a Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), para a devolução do terreno de 2.266,14 metros quadrados localizado na esquina das ruas 28 de Outubro e Coronel Oscar Jost, para a construção de um prédio definitivo para o Poder Legislativo. O terreno havia sido doado para a Assemp para a construção do Centro Integrado de Desenvolvimento Econômico de Santa cruz do Sul (Cidesc), mas a entidade acabou desistindo de por o projeto em prática.

Como a Câmara, nesta legislatura, mostrou interesse em contar com uma sede própria, houve um acordo entre a Prefeitura, legislativo e Assemp, para que o terreno voltasse ao município e a Câmara pudesse efetuar a construção.

O presidente do Poder Legislativo, Bruno Cesar Faller, tratou o momento como histórico. “São 25 anos e nove meses no qual o município gasta em pagamento de aluguel nos mais diferentes locais em que ocupou e chegou o momento para partirmos para um local definitivo”, observou Faller. A idéia do presidente será dar seguimento aos trâmites burocráticos para o recebimento do terreno, e posteriormente, abrir uma licitação para a constatação de uma empresa para fazer o projeto do novo prédio.

“Já acordamos com os vereadores de que os próximos presidentes darão andamento ao projeto e façam a construção do prédio”, citou. A construção, a princípio, segundo o vereador Bruno Cesar Faller deve ter no primeiro piso a recepção, salas dos vereadores, setor administrativo, enquanto que no segundo piso será adaptado para acolher o plenário. “Ocuparemos todo o mobiliário que foi adquirido na transferência anterior nesta nova estrutura”, garantiu.

Mais próximo

O prefeito Telmo Kirst (Progressistas) garantiu que o local será estratégico para o Legislativo. “A Câmara ficará mais próxima das secretarias que iremos transferir para o atual prédio da Secretaria da Educação, pois iremos fazer uma reforma no local e, posteriormente vamos transferir uma série de pastas para aquele local. Os vereadores poderão marcar os secretários mais em cima”, brincou Kirst.

O presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel, justificou a devolução do terreno numa ótica de que a entidade precisa se ater a outras prioridades. “É uma forma dos empresários colaborarem com o município, retornando este terreno para que seja ocupado pela Câmara de Vereadores”, citou. Entre os vereadores estiveram presentes André Scheibler (SD); Licério Agnes e Edmar Hermany (Progressistas), Paulinho Lersch e Ari Thessing (PT) e Gerson Trevisan (PSDB).