Cel. Kurt Everton Werberich e Iro Schüncke recebem título de Cidadão Santa-cruzense

Outras 27/11/2017

Duas personalidades da cidade foram condecoradas pela Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com o título de Cidadão Santa-cruzense. Trata-se do coronel Kurt Everton Werberich, e do presidente do Sinditabaco, Iro Schüncke. A entrega dos títulos ocorreu nesta segunda-feira à noite, dia 27, em sessão solene realizado pelo Legislativo.

Veja o vídeo da sessão

De autoria do vereador Edmar Hermany, co-assinada pelo vereador Francisco Carlos Smidt, foi homenageado o coronel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), Kurt Everton Werberich. Hermany relembrou a caminhada do comandante. Ele foi promovido a coronel em 30 de abril de 2017, quando estava servindo no Comando de Operações Terrestres (COTER), sediado em Brasília (DF) e foi transferido para comandar o 7o BIB.

Werberich é natural de Porto Alegre, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1972, sendo filho de Ivo Arno Werberich e de Quisela Lourdes  Werberich, sendo casado com a senhora Carla Werberich. Incorporou ao exército em 16 de fevereiro de 1987, na escola preparatória de cadetes do Exército, sediada em Campinas (SP). Foi declarado aspirante a oficial, em 4 de dezembro de 1993, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sendo classificado no 18° Batalhão de Infantaria Motorizado, onde desempenhou, durante quatro anos, a função de comandante de pelotão e comandante de subunidade.

Em seu pronunciamento, o comandante se disse muito emocionado pela condecoração, que considera das mais importantes, além de elogiar muito a cidade. “Das mais belas do Brasil, além de ser muito acolhedora e de qualidade de vida impressionante”, destacou.

Iro Schüncke

O presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, recebeu o título de Cidadão Santa-cruzense. A distinção, proposta pelo vereador Nasário Eliseu Bohnen. “Parabéns por exercer até hoje com precisão e dinamismo a missão de defender o setor do tabaco, além de presidir o instituto Crescer Legal com a liderança e a coragem necessária”, destacou Bohnen. Ele e o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Lersch, entregaram uma placa ao homenageado, que agradeceu e lembrou alguns momentos da sua trajetória.

“O tabaco corre em minhas veias e essa história começou em Candelária, em uma pequena propriedade, onde aprendi com meus pais valores importantes, como honestidade, respeito, solidariedade e o valor do trabalho. Foram eles também que me proporcionaram o conhecimento e a educação”, observou. Schünke também falou da importância da família e dos colegas de trabalho para a sua vida. “O meu reconhecimento a cada um de vocês por ajudar nesta trajetória. Sintam-se parte desta honraria que recebo hoje”, disse.

Natural de Candelária, Schünke se mudou para Santa Cruz do Sul em meados dos anos 70. “Fomos muito bem acolhidos por Santa Cruz do Sul, uma das cidades mais bonitas do interior do Brasil e, certamente, uma das que melhor se vive”, comentou, lembrando da importância do setor do tabaco para a economia do município. “E quando me perguntarem de onde sou, responderei com orgulho: candelariense por nascimento e santa-cruzense por adoção”, finalizou.

“Pessoa simples, autêntica, com uma bela carreira, temos certeza que será um eterno defensor da fumicultura”, destacou o presidente da Câmara, Paulo Lersch, encerrando a sessão solene.

Iro Schünke formou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm/RS). Sua trajetória profissional começou na Emater, em 1975. Com mais de 40 anos de experiência no segmento do tabaco, trabalhou para a Fumossul Ltda., em Venâncio Aires e, em 1980, ingressou na Meridional de Tabacos, onde atuou como Engenheiro Agrônomo, Gerente de Produção e, a partir de 2000, como Diretor de Produção.

A fusão da Meridional de Tabacos e a Dimon deu origem à Alliance One, onde atuou como Superintendente de Produção, em 2005. Durante este período, viajou por vários países produtores de tabaco. Por mais de uma década, ocupou o cargo de Vice-Presidente de Produção do Sindifumo, agora conhecido como SindiTabaco, onde atua como presidente desde 2006. Desde 2008 é membro da Fiergs - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Em 2015 assumiu como diretor-presidente do Instituto Crescer Legal.