Comissão de Obras ouve secretário sobre atividades da pasta

Outras 07/07/2017
Fotos: Jacson Miguel Stülp Texto: Jacson Miguel Stülp Jornalista - Assessor de imprensa | Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul

Numa iniciativa do vereador Mathias Bertram (PTB), a Comissão de Obras da Câmara de Vereadores realizou uma reunião com o secretário de Obras, Leandro Kroth, quando foram debatidos assuntos relacionados à área. O secretário fez um relato das atividades que estão sendo realizadas. Leandro explicou que houve uma queda no orçamento em relação ao passado (de R$ 28 para 17 milhões) em função da crise financeira por que passa o País. Parte dos recursos está comprometida com o financiamento das obras de asfaltamento do Centro.

Leandro observou que a secretaria está seguindo o cronograma de recuperação de estradas no interior do município, muito assoladas pelas chuvas dos meses de maio e junho. Na área urbana, as vias também estão sendo recuperadas, em especial as que são pavimentadas e que apresentam buracos.

Os vereadores questionaram o secretário em relação à pavimentação de ruas em parceria. Leandro Kroth destacou que existem 18 ruas aptas para o sistema de parceria, porém apenas três estão com adesão de 100% dos moradores e possuem prioridade na questão da colocação de bloquetes. O secretário observou que foi importante a aprovação de contratação emergencial de operários para atuarem na fabricação de bloquetes e peças de meio-fio, sendo este material fundamental para que o município possa tocar as obras de pavimentação no sistema parceria.

Kroth ainda explicou para os vereadores como funciona o sistema de parceria, sendo que é necessária a adesão do mínimo de 60% dos donos dos terrenos para que a pavimentação saia do papel. Quanto maior for o percentual de adeptos, maior será a prioridade para que a parceria seja iniciada.

Leandro Kroth também antecipou que o município nos próximos dias irá encaminhar um projeto de lei para obter créditos em financiamento do Badesul, a fim de aplicar os recursos na aquisição de maquinário para a Secretaria de Obras. Entre os equipamentos previstos para serem adquiridos estão uma motoniveladora, uma escavadeira hidráulica, três retroescavadeiras, um rolo compactador e um caminhão comboio.

Estiveram presentes os vereadores Mathias Bertram (PTB), Hildo Ney Caspary (PP), André Scheibler (SD), Luizinho Ruas (PTB) e Paulo Henrique Lersch (PT).