Curso de Direito da Unisc é homenageado pelos vereadores

Outras 24/04/2018

Os vereadores de Santa Cruz do Sul realizaram uma sessão solene nesta segunda-feira, dia 23, uma sessão solene em homenagem a comemoração aos 50 anos do Curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O proponente foi o vereador Elstor Desbessell, do PTB. A noite foi abrilhantada por apresentações do Coral da Unisc, comandada pelo maestro Leandro Schaefer.

Veja o vídeo da sessão

A mesa foi composta pelo presidente Bruno Cesar Faller (PDT); Alex Knak (MDB); reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer; pela coordenadora do Curso de Direito da Unisc, Elía Denise Hammes; representante do Executivo, Clayson Morimoto; e Cassio Alberto Arend, subcoordenador do Curso de Direito da Unisc.

O presidente Bruno Cesar Faller abriu a sessão e salientou a importância do curso para a área jurídica da região, sendo uma referência para todo o País. O vereador Elstor Desbessell, que propôs a homenagem, e é um dos alunos do curso atualmente, lembrou a trajetória, que início em 1968, como extensão da Faculdade de Direito de Santa Maria. Já em 1970, o curso passou a ser uma extensão da Universidade Federal de Santa Maria e funcionou de 1968 a 1972 no Colégio Marista São Luís.

E de 1973 a 176 o curso funcionou no prédio da Festa Nacional do Fumo (Fenaf), hoje Parque da Oktoberfest, e após funcionou entre 1977 a 1983, nos prédios da Faculdade Integrada de Santa Cruz do Sul, no centro, e em 1984, junto com outros cursos da instituição, passou a funcionar no campus universitário.

A primeira turma iniciou as aulas em 1968 e comemorou sua formatura em 1973. Com a formatura que foi realizada em fevereiro de 2018, foram mais de 5 mil alunos formados em Direito pela Unisc, contando o campus da sede, além de Sobradinho, Venâncio Aires e Capão da Canoa.

“O envolvimento do curso com a comunidade é muito grande, principalmente dos atendimentos realizados pelo Gabinete de Assistência Judiciária (GAJ), que atende a 18 municípios do Estado, considerando a Comarca e os municípios jurisdicionados por cada Comarca”, citou Elstor.

A coordenadora Elía Hammes, em seu discurso, lembrou que a base do curso de Direito da Unisc, sempre esteve focada na luta em defesa da libertade, seja ela de cátedra, de pensamento e do ir e vir. Tambpem destacou que ao longo destes 50 anos, tem caráter humanitário e forte formação humanística, o que contribuiu para uma identificação com a comunidade local e regional. “Exemplo disso são os estágios oferecidos por meio do Gabinete de Assistência Judiciária, que atende a uma população carente nas comarcas de Santa Cruz, Vera Cruz e Rio Pardo”, citou.

Ela lembrou ainda da formação de líderes no curso, como por exemplo, a atual reitora Carnen Lucia de Lima Helfer; o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst; os vereadores Bruno Faller, Alex Knak, Edmar Hermany (aluno da primeira turma), Francisco Carlos Smidt e Bruna Molz, além de contar com Elstor Desbessell como atual aluno.

A reitora da Unisc, Carmen Lucia de Lima Helfer, em seu pronunciamento, lembrou que a instituição se propõe a ser plural e democrática. “Temos uma missão maior, a de formar cidadãos livres, capazes e solidários, para que possam contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, destacou. Carmen destacou que além de Santa Cruz do Sul, o Curso de Direito está presente em Venâncio Aires, Capão da Canoa, desde 2003; em Sobradinho, desde 2007; e que ontem foi publicado no Diário Oficial da União a portaria para a instalação do curso em Montenegro.