Mathias Bertram apresenta projeto que prioriza produtores rurais em eventos locais

Outras 13/09/2018

O vereador Mathias Bertram, do PTB, ingressou com projeto de lei na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul para que se priorize e assegure a participação dos produtores rurais e orgânicos em eventos que forem organizados, patrocinados ou apoiados pelo Município de Santa Cruz do Sul. O objetivo é o de incentivar a qualificação da produção orgânica, valorizar os produtos locais e apoiar a comercialização.

Segundo o vereador, a agricultura orgânica ganha destaque na geração de emprego e renda para o agricultor familiar, como também se destaca de forma positiva no âmbito da preservação do meio ambiente. “O pequeno agricultor tem a vantagem da diversificação da produção que lhe proporciona a estabilidade da renda durante o ano e, paralelamente, gera emprego para a comunidade rural aproveitando a mão de obra familiar”, destaca Bertram.

Mathias observa que como alternativa econômica, a estratégia de desenvolvimento e de revitalização do meio rural deve ser vista com bons olhos, pois cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população vem da agricultura familiar. “Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apontam que o ramo representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, ressalta. A matéria já está na pauta e deve ir à votação nas próximas sessões.