Sicoob Valcredi Sul apresenta seus investimentos aos vereadores

Outras 19/09/2017

A diretoria do Sicobi Valcredi Sul esteve reunida com os vereadores antes da sessão ordinária desta segunda-feira, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, quando apresentou suas atividades e planos para o município e região. O presidente da cooperativa, Abilio Mantovani, comandou a visita.

A cooperativa, que foi fundada em 1997, no município de Passos Maia, em Santa Catarina, com 30 sócios fundadores, todos agricultores ou pessoas ligadas à agricultura. O município contava com 2.584 habitantes, sendo apenas 686 na cidade, sendo que o capital inicial foi de R$ 2.010,00. Inicialmente a área de ação foram os municípios de Passos Maia, Vargeão e Ponte Serrada.

Aos poucos a cooperativa de crédito foi se expandindo, com filiação ao Sicoob/Central SC, posteriormente, expandindo com posto de atendimento em Ponte Serrada (2000), Catanduvas (2005) e Palmas, no Paraná, em 2012. No ano passado, houve a abertura de mais um campo de atuação, no Rio Grande do Sul, com atuação no Vale do Rio Pardo, em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires.

Segundo o presidente do Sicoob Valcredi Sul, Abilio Mantovani, desde a sua instalação em Santa Cruz do Sul, os números tem sido muito satisfatórios. “Conseguimos equilibrar despesa e receita apenas no oitavo mês na agência local, o que é muito bom, pois esperávamos alvcançar isso depois de um ano e meio apenas”, observou.

Entre as vantagens apontadas por Mantovani é a facilidade para virar associado. “Tivemos que adaptar nosso negócio a uma realidade. Como nosso município estava em meio a assentamentos, voltamos nosso crédito para este campo. Assim, com apenas R$ 10,00 é possível virar sócio do Sicoob Valcredi Sul”, citou.

Rio Pardinho

A cooperativa pretende inaugurar até o final do ano um Ponto de Atendimento no distrito de Rio Pardinho, ampliando sua área de atuação. “O distrito se assemelha muito em grandeza ao de nossos municípios, por isso não vemos dificuldade nenhuma em nos instalarmos lá”, citou ele, que recebeu o apoio do empresário e ex-vereador, Hardi Lucio Panke. Atualmente o Sicoob Valcredi Sul conta, segundo o presidente, com um patrimônio líquido de R$ 65 milhões e 25 mil associados.