Vereador propõe programa para incentivar compostagem orgânica

Outras 24/11/2017

O vereador Mathias Bertram (PTB) ingressou na pauta com um projeto de lei no qual cria o programa “Composta Santa Cruz”, para o incentivo de compostagem de resíduos sólidos orgânicos domésticos no município. Este é um dos projetos que começará a ser debatido na sessão da próxima segunda-feira, dia 27, a partir das 18h.

Veja a pauta

Após esta reunião, a Câmara realizará uma reunião solene, com início às 20h, para conceder o título de cidadão santa-cruzense ao coronel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), Kurt Everton Werberich e ao presidente do Sinditabaco, Iro Schünke.

O projeto apresentado pelo vereador Bertram destaca que o programa Composta Santa Cruz tem por objetivos economizar com custos de gerenciamento de material orgânico; melhorar a qualidade dos resíduos de material reciclável; diminuir o volume de resíduos orgânicos nas estações de transbordo, promover a redução, reutilização e reciclagem na cadeia dos resíduos sólidos; fomentar a autonomia familiar e promover o associativismo. O participante do programa receberá um desconto de 20% sobre a taxa de lixo do imóvel, desde que adote a compostagem do lixo orgânico.

“A instituição do programa de compostagem pode ser benéfica para o município, não apenas do ponto de vista ambiental, mas também financeiro, uma vez que mesmo com a aplicação do desconto do 20%, o município terá economia no custo de gerenciamento de resíduos em patamares superiores ao que deixaria de arrecadar”, destaca Mathias Bertram.

Ainda ingressaram na pauta os seguintes projetos: de autoria do vereador Hildo Ney Caspary (PP), a alteração da lei que dispõe sobre o Conselho Municipal de Planejamento Urbano (COMPUR); a abertura de crédito no montante de R$ 7 mil para o custeio de despesas da Secretaria de Transportes e Serviços Públicos, de autoria do Executivo; e o vereador Edmar Hermany (PP), uma emenda ao projeto que autoriza desafetar a área da EMEF João Reis, em Pinheiral e a sua doação para a Associação de Guardas Municipais, na qual prevê que o imóvel pode ser usado pelas entidades e grupos organizados da localidade de Pinheiral, para reuniões e atividades de interesse público, mediante agendamento prévio e prioritário com a donatária.

Informações

A vereadora Kelly Moraes (PTB) ingressou com pedido de informações referente ao valor anual gasto com o serviço de dedetização e controle de pragas.

O vereador Ari Thessing (PT) fez uma indicação para a implantação de posto de saúde em Linha João Alves. Licério Agnes (PP) solicita a implantação de praça com academia ao ar livre em Linha Pinheiral e a abertura de valetas para escoamento de água na Rua Crissiumal e limpeza de área verde no Bairro Esmeralda. André Scheibler (SD) requer a colocação de redutor de velocidade na Rua Edwino João Haeser.

Francisco Carlos Smidt (PTB) indica a colocação de pedras de contenção no Arroio Lajeado e a colocação de câmera de vigilância no trevo do Bairro Bom Jesus. Mathias Bertram (PTB) requer a pavimentação da travessa Valério Rodrigues dos Santos. Alceu Crestani (PSDB) indica a disponibilização de containers para depósito de lixo próximo às Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIS e às Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs. Gerson Trevisan (PSDB) indica a pavimentação asfáltica da Rua João Pritsch e a pavimentação da Rua Pereira Cabral. O vereador Hildo Ney Caspary (PP) requer a realização de reunião especial para esclarecer e estimular direcionamento de recursos ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDICA), via Projeto Destinar.