Veto ao Plano Plurianual é acolhido pelos vereadores

Outras 23/10/2017

Oito projetos foram aprovados na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, dia 23. O principal deles trata do acolhimento do veto do prefeito Telmo Kirst a 37 emendas do Plano Plurianual. Os únicos contrários foram os vereadores da bancada do PTB. A comissão de Finanças e Orçamento agendou para sexta-feira, dia 27, às 9h30, a audiência Pública para o debate da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Assista ao vídeo da sessão

As demais matérias aprovadas são a sessão do uso das instalações da EMEF Willy Carlos Froehlich, em Alto Linha Santa Cruz à Juventude Evangélica de Alto Linha Santa Cruz (Jealisc), a aprovação do projeto de lei que denomina via pública de Ria Prof. Zeno Francisco Kipper, a denominação da área do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) do bairro Faxinal menino Deus, de Complexo Jaime Fernandes Siqueira, de autoria do vereador Luizinho Ruas (PTB).

Foi aprovada ainda a alteração da lei que cria o Fundo de Cultura de Santa Cruz do Sul, a abertura de crédito especial de R$ 332 mil para custear despesas da Secretaria de Obras e Infraestrutura e também o projeto de lei que dispõe sobre o Programa Municipal de Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.

Informações

A vereadora Bruna Molz (PTB) apresentou pedido de informações referente a situação atual dos dados referente a maus-tratos com animais. Hildo Ney Caspary (PP) ingressou com pedido de informações endereçado ao Governo do Estado e ao Poder Executivo referente a previsão de exposição de artes no Estado. Francisco Carlos Smidt (PTB) requer a pavimentação da Rua Professor Etvino Hoppen, o recebimento, em atraso, da fatura de energia pelos moradores da conhecida Praia dos Folgados, a retirada da tipuana existente na Rua Padre Réus, o patrolamento de estradas de Cerro Alegre Baixo e a troca da canalização pluvial na Rua Marechal Floriano.

Entre as indicações apresentadas o vereador Luizinho Ruas (PTB) requer a realização de melhorias em quatro ruas do Bairro Faxinal Menino Deus, nas ruas do Loteamento Motocross. Kelly Moraes (PTB) indica melhorias em trajeto da Rua Marechal Deodoro.

Mathias Bertram (PTB) indica a implantação de um projeto de gestão de resíduos sólidos, baseados na sensibilização ambiental dos alunos e implantação de compostagem para escolas municipais de Santa Cruz do Sul e possibilidade de ampliação futura. Outras indicações referem-se à designação de agente comunitário de saúde para a micro área 14, localizada no bairro Aliança. Também para que a Prefeitura crie um aplicativo para realizar a gestão dos veículos da Prefeitura. Também solicita a recuperação da estada na Travessa Kipper e na rua do Ginásio de Esportes do Núcleo Santo Inácio, em linha Pinheiral. E, ainda, uma notificação para a Corsan para a realização de melhoria no passeio público na rua Thomas Flores.

Bruno César Faller (PDT) encaminha sugestão de projeto de lei ao Poder Executivo referente Transtorno do Espectro Autista. Elstor Desbessell (PTB) indica o restabelecimento da iluminação pública no Trevo do Gaúcho Diesel. Alex Knak (PMDB) requer melhorias nas vias públicas com pavimentação danificada.

A vereadora Solange Finger (SD) requer o patrolamento de estradas em Linha Travessa, a execução de melhorias na iluminação pública da Estrada Geral de Linha Travessa e ao Condomínio Costa Verde. Gerson Trevisan (PSDB) indica a colocação de sinaleira na Rua Fernando Abott esquina com a Rua Assis Brasil, a conclusão das obras na Rua Marechal Deodoro, a desratização da sanga canalizada na Vila Schulz, a demarcação do acesso a cadeirantes e melhorias de pintura na esquina da Rua Tenente Coronel Brito com a Rua Capitão Fernando Tatsch e reparos nos paralelepípedos da Rua Professor Ivo Ratke. Alex Knak requer a realização de reparos no calçamento da Rua Senador Pinheiro Machado.

Gerson Trevisan (PSDB) apresentou requerimento para a solicitação de afastamento da presidência nacional do Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB – o  senador Aécio Neves. Francisco Carlos Smidt (PTB) requer a realização de reunião especial com o Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul – ASSEMP.