Xalingo recebe homenagem pelos 70 anos de atividades

Outras 21/11/2017

A empresa santa-cruzense Xalingo foi homenageada pela Câmara de Vereadores em sessão solene realizada nesta noite de segunda-feira, dia 20. A proposta foi do vereador Francisco Carlos Smidt (PTB). Em 30 de setembro, a empresa completou 70 anos de atuação em Santa Cruz do Sul.

Veja o vídeo da sessão solene

A mesa foi composta pelo presidente do Poder Legislativo, Paulo Henrique Lersch; secretário da Câmara, Bruno Cesar Faller; vice-prefeita Helena Hermany; e pelos diretores da empresa homenageada João Carlos Ebert e Flávio Haas.

Em seu pronunciamento, o vereador proponente, Francisco Carlos Smidt, fez um resgate histórico da empresa, que nasceu em 1947, numa união dos irmãos Xavier e Lindolfo Browser e Erna e Rolf Lowenhaupt e Léo Kraether, com uma pequena fábrica de artefatos de madeira e com sede na rua Thomas Flores 102. Em 1959 ingressou na sociedade o médico Ingo Ebert, formando a Xalingo SA, com as iniciais dos sócios (Xa, de Xavier; Lin, de Lindolfo; e Go, de Ingo).

Atualmente são produzidos mais de mil itens entre triciclos, playgrounds, brinquedos diversos, artigos de esporte e lazer, material escolar e artigos para os setores automotivo e agrícola. A empresa tem mais de 7 mil clientes em todo o Brasil, sendo que exporta para mais de 20 países. Possui várias certificações como o ISSO 9001/2008, selo Amigo da Criança e da Associação Gaúcho da Criança e selo do Inmetro. A empresa possui em torno de 600 funcionários.

“Trata-se de uma das mais conceituadas empresas de Santa Cruz do Sul e por isso é merecedora dessa noite de homenagens desta casa legislativa”, observou Francisco Carlos Smidt.

Em nome da Xalingo, o diretor Flávio Haas, agradeceu a distinção da Câmara e lembrou de momentos importantes da empresa. Elencou o ano de 2012, quando a empresa aumentou o seu investimento dos tradicionais 4,5% anuais para 12% com a aquisição de novos pavilhões, num investimento de R$ 10 milhões.

“O município e os gestores precisam criar um ambiente favorável para investimentos. E Santa Cruz nos dá esse ambiente, e isso reflete numa economia fortalecida. A pujança econômica no município ocorre porque o ambiente é bom para negócio”, citou. Em relação ao mercado, salientou que a Xalingo está desenvolvendo brinquedos com capacidade ampliada aliando a virtualidade, e também sem diferenciação de gênero – sendo uma das pioneiras no País. “Porém, entendemos que o brincar com artigos de madeira será eterno”, observou.

A sessão foi abrilhantada pelo Coral da AABB, sob a regência de Celso Sehnem.