1ª Reunião Especial - Manejo do lixo doméstico

PAUTA DA 1ª REUNIÃO ESPECIAL, DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 16a LEGISLATURA, DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SANTA CRUZ, A REALIZAR-SE NO DIA 11 DE ABRIL DE 2016, ÀS 17h.

ASSUNTO: DISCUSSÃO SOBRE O MANEJO DO LIXO DOMÉSTICO NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL.

1. ABERTURA

2. FORMAÇÃO DA MESA

- Exmo. Sr. ALCEU CRESTANI - Vereador-Presidente da Câmara de Vereadores

- Ilma. Sra. SOLANGE FINGER - 1ª Secretária da Câmara de Vereadores

- Ilmo. Sr. NATANIÉL MARIA SAMPAIO - Técnico Agrícola da Associação dos Fumicultores do Brasil - AFUBRA

3. SAUDAÇÃO AOS PRESENTES:
- INTEGRANTES DA MESA DE TRABALHOS;
- DEMAIS VEREADORES;
- AUTORIDADES;
- SECRETÁRIOS MUNICIPAIS;
- IMPRENSA;
- SERVIDORES DA CÂMARA;
- PESSOAS DA COMUNIDADE.

4. MOTIVAÇÃO DA REUNIÃO
- REQUERIMENTO Nº 29/2016, DO VEREADOR HILDO NEY CASPARY, APROVADO POR UNANIMIDADE PELA CÂMARA, VIABILIZOU A REALIZAÇÃO DESTA REUNIÃO.

- ASSUNTO: DISCUSSÃO DE QUESTÕES PERTINENTES AO MANEJO DO LIXO DOMÉSTICO, NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL.

5. LEITURA DO REQUERIMENTO Nº 29/2016, DO VEREADOR HILDO NEY CASPARY, REQUERENTE DESTE DESTA REUNIÃO ESPECIAL.

6. PRONUNCIAMENTO DO VEREADOR HILDO NEY CASPARY, REQUERENTE DESTA REUNIÃO ESPECIAL.

7. PALAVRA À DISPOSIÇÃO DOS INTEGRANES DA MESA E CONVIDADOS DESTA REUNIÃO.

8. PALAVRA À DISPOSIÇÃO DOS VEREADORES PARA DISCUSSÃO DO ASSUNTO DA REUNIÃO.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS DOS CONVIDADOS.

10. ENCERRAMENTO

ATA

ATA DA 1ª REUNIÃO ESPECIAL, DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA, DA 16ª LEGISLATURA, DA CÂMARA  DE VEREADORES DE SANTA CRUZ DO SUL, REALIZADA  AOS 11 DE ABRIL DE 2016, ÀS 17h.

Aos onze dias, do mês de abril do ano de dois mil e dezesseis, às dezessete horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul, RS, realizou-se, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, a primeira reunião especial, da quarta sessão legislativa, da décima sexta legislatura, da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul, tendo estado presentes os Vereadores: Alceu Crestani – PSDB – Presidente, Alberto João Heck – PT, André Francisco Scheibler – SD, Ari Thessing – PT, Edmar Guilherme Hermany – PP, Elo Ari Schneiders – SD, Elstor Renato Desbessell – PTB Francisco Carlos Smidt – PTB, Gerson Luís Trevisan – PSDB, Hildo Ney Caspary – PP, Luis Carlos Fagundes Ruas – PTB, Nasário Eliseu Bohnen – PP, Paulo Henrique Lersch – PT, Rejane Maria Nunes Frantz Henn – PT e Solange Finger – SD. Não estiveram presentes os Vereadores: Ilário Keller – SD e Wilson Luiz Rabuske – PT. A presente reunião foi dirigida pelo Presidente do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul, Vereador Alceu Crestani. Esta reunião teve o objetivo de discutir questões pertinentes ao manejo do lixo doméstico, no Município de Santa Cruz do Sul. A Mesa ficou assim constituída: Vereador Alceu Crestani, Presidente do Poder Legislativo; Vereadora Solange Finger, primeira Secretária da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores; e o Técnico Agrícola da Associação dos Fumicultores do Brasil – AFUBRA, senhor Nataniél Maria Sampaio.  Inicialmente, o senhor Presidente fez a leitura do Requerimento nº 29/2016, de autoria do Vereador Hildo Ney Caspary, pelo qual solicitou a realização da presente reunião especial. Em prosseguimento à reunião, o Vereador Hildo Ney Caspary fez uso da palavra, explicando o motivo e a importância da presente reunião, notadamente no que diz respeito a procedimentos adotados para com o lixo doméstico. Após, o senhor Presidente concedeu a palavra ao senhor Nataniél Maria Sampaio, que fez uma detalhada explanação, com apresentação de imagens, sobre a coleta, armazenagem, compostagem e conscientização, entre outros, sobre corretos procedimentos para com o lixo. Demonstrou a reutilização de componentes orgânicos, oriundos do lixo, bem como a revenda de alguns tipos de lixo. Toda a explanação sobre o lixo teve como base os procedimentos adotados no Edifício Residencial Parque Eldorado, que possui oito blocos, totalizando cento e vinte e oito apartamentos, em que residem aproximadamente quatrocentas pessoas. Dando prosseguimento à reunião o senhor Presidente concedeu a palavra aos Vereadores: Alberto João Heck, Nasário Eliseu Bohnen, Hildo Ney Caspary, novamente ao senhor Nataniél Maria Sampaio e, por último, ao Vereador Gerson Luís Trevisan. Os Vereadores  elogiaram este tipo de iniciativa para com o tratamento do lixo e agradecerem ao Técnico Agrícola, senhor Nataniél Maria Sampaio, pela explanação feita sobre o manejo do lixo doméstico. Ninguém mais fazendo uso da palavra e não havendo mais nada para tratar, o senhor Presidente, agradeceu a presença de todos e, às dezoito horas, declarou encerrada a presente reunião. Os trabalhos foram presididos pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, Vereador Alcleu Crestani e secretariados pela Vereadora Solange Finger, do que eu, Solange Finger, primeira Secretária da Câmara de Vereadores, determinei que fosse lavrada a presente ata pelo servidor da Câmara, senhor Guido Warken, cuja Ata, após lida e aprovada, será assinada por mim, primeira Secretária e pelo senhor Presidente. A ata eletrônica correspondente a esta reunião especial é parte integrante desta ata escrita, conforme disposto na Resolução nº 03/2015, do dia primeiro de dezembro, do ano de dois mil e quinze.

SOLANGE FINGER,                      ALCEU CRESTANI,
1ª Secretária.                                  Presidente.